PALESTRANTE/CONSULTORA EM SUSTENTABILIDADE/EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL/AGENDA2030/OBJETIVOS DE DESENVOL

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
PALESTRANTE E CONSULTORA: SUSTENTABILIDADE/EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL/AGENDA 2030/OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL/ELABORAÇÃO DE PLANO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

VEREADOR NÃO DEVE SER REMUNERADO

Sr. Presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, já que deseja TRANSPARÊNCIA EM SEU MANDATO, vamos começar?

Apenas no Brasil o cargo de vereador virou EMPREGO................

Vereança: Trabalho Voluntário

Um assunto tem dominado a imprensa cacerense e desviado o foco dos reais problemas da cidade de Cácares/MT., é se a cidade deve manter, diminuir ou aumentar o número de VEREADORES. Entendo que a quantidade não é o primordial, no caso, a qualidade, essa deve ser a base.

Por outro lado, defendo também que o VEREADOR não deve ser REMUNERADO, já que os serviços prestados são para o bem da coletividade, e, ele, VEREADOR é parte dessa coletividade, além de tudo, possuem suas profissões, tais como: professor, militar da reserva, empresário, profissional liberal, etc... Assim, o trabalho do VEREADOR deve ser voluntário/eleito. Até meados dos anos 60 do século XX a função não era remunerada, no Brasil.

O Brasil é o único país dos países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU) que paga salário a vereador. Em todos os outros países, o trabalho do vereador é voluntário, encarado pelos cidadãos como se fosse um dever público para com sua comunidade, sendo exercido sem qualquer custo para os cofres da municipalidade.

Apenas no Brasil o cargo de vereador virou emprego, sendo remunerado com salários altíssimos e mordomias inaceitáveis, a exemplo de verbas para manutenção de gabinete, para contratação de assessores, para compra de combustível. Acredito que no máximo deveriam ter uma ajuda de custo, em um patamar de dois salários mínimo.

Quanto a folha de pagamento dos funcionários da Câmara Municipal, essa, deveria estar junto com a folha dos servidores do município. Sei que a discussão passa por outros caminhos, especialmente da constitucionalidade, mas o duodécimo repassado pelo combalido cofre público municipal deveria ser empregado em obras sociais para melhoria do nível de vida da cidade.

Mas, tudo depende do compromisso com a comunidade, com a ética, com a moral e com os bons costumes. A título de curiosidade, atualmente (2010), o Brasil possui 57.748 vereadores. Entretanto, nas eleições de 2012, esse número será de 59.500, visto que a população brasileira está em constante aumento quantitativo. Façam as contas dos gastos e sintam o que poderia ser economizado.

Fonte
http://www.jornaloeste.com.br/?pg=artigo&ida=242ACORA SÃO PAULO

Um comentário:

  1. Parabéns pelo artigo e que um dia consigamos resgatar essa realidade que ficou no passado e só assim, veríamos que a "corrida" para uma candidatura, deixaria de ser um "investimento" e tornaria a ser um trabalho voluntário que todo cidadão deve desenvolver para com sua cidade.

    ResponderExcluir